sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cuide bem do seu coração!?!?

Pouca gente sabe, mas uma infecção na boca pode agravar doenças como diabetes, causa alterações durante a gestação podendo levar ao parto prematuro e pode até provocar um ataque cardíaco.

A principal causa das inflamações na gengiva é a placa bacteriana. Ela aparece por causa da falta de higiene adequada na boca.Um sinal simples de gengivite é o sangramento abundante que pode ser observado pelo próprio paciente durante a higiene bucal.

Na hora de decidir entre dezenas de produtos que estão nas prateleiras a orientação é use uma escova pequena com cerdas macia, pasta de dente, de preferência com flúor e se quiser um enxaguatório bucal, vale o alerta. O produto não deve ser usado diariamente, mas com a recomendação do dentista, por exemplo, depois de uma cirurgia.

Ao escolher procure os produtos que não têm álcool. O álcool agride a mucosa e seu uso rotineiro vai produzir uma agressão, podendo levar a uma consequência mais séria.

Com relação ao fio dental existem aqueles específicos para quem usa aparelho, o convencional, a fita e o fio ultrafino. A indicação varia de acordo com a separação que existe entre os dentes e com o próprio conforto do paciente.
O ideal é não usar novamente a parte do fio que ficou contaminada em outro dente e usar uma parte limpa pra limpar a próxima região.

sábado, 17 de outubro de 2009

Voce sabe o que é BBD???

É o Big Brother Dentista!

Você já teve a sensação de que estamos constantemente vigiados? Nos dias atuais estamos sob as lentes das câmeras quase que na totalidade das horas, seja no banco, na rua, no trânsito.

Certamente o sonho de todo dentista é poder vigiar a higiene do paciente com o objetivo de PREVINIR doenças bucais decorrentes da má higiene.

O aparelho das fotos tem esse objetivo!
Ele armazena as condições de higiene do paciente quando o mesmo morde uma plaquinha de metal, localizada do lado direito do dispositivo.

O aparelho registra e armazena a qualidade e a freqüência da higiene bucal. Ao final de um período pré-programado o aparelho envia um log para o dentista com todos os detalhes, o que vai direcionar as orientações do cirurgião dentista.

Que maravilha!!
Fonte: Brogui

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

GENGIVITE


O que é Gengivite ??
A gengivite é inflamação da gengiva, sendo um condição geralmente reversível. Escovar os dentes com creme dental e usar fio dental são as melhores formas de prevenção.

Causas da gengivite:

A gengivite geralmente tem como causa limpeza inadequada dos dentes. Quando o dente não é adequadamente limpo, a placa irrita a gengiva. Bactérias e toxinas podem fazer com que a gengiva fique vermelha e inchada.

Fatores que contribuem para a gengivite incluem gravidez e diabetes sem controle, devido à alterações hormonais que pode aumentar a susceptibilidade da gengiva e/ou modificar a composição da microflora dentogengival. Alterações hormonais durante a puberdade também podem aumentar o risco de gengivite. O risco de gengivite é elevado por cálculos dentais, dentes desalinhados e mal ajustamento ou limpeza inadequada em dentaduras, pontes e coroas. O medicamento fenitoína, pílulas anticoncepcionais e ingestão de metais pesados também podem causar gengivite.

Os sintomas da gengivite são os seguintes:

* Gengiva inchada.

* Gengiva vermelho-brilhante ou roxa.

* Gengiva lustrosa.

* A gengiva não dói, exceto quando tocada.

* Gengiva que sangra facilmente, mesmo com escovação leve.

Prevenção da gengivite

A gengivite pode ser prevenida pela higiene oral regular, incluindo escovar os dentes e usar fio dental corretamente.

Tratamento da gengivite

O dentista fará uma limpeza minuciosa dos dentes e gengiva. Depois disso, é necessária a higiene oral constante. A remoção da placa geralmente não é dolorosa, e a inflamação da gengiva deve ser curada entre uma e duas semanas. A higiene oral é necessária para prevenir a recorrência da gengivite.