A principal causa das inflamações na gengiva é a placa bacteriana. Ela aparece por causa da falta de higiene adequada na boca.Um sinal simples de gengivite é o sangramento abundante que pode ser observado pelo próprio paciente durante a higiene bucal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixjcsaKSHtW_UdIT_h7ouMPrTi6p-ULYMsZArXctu1v9pb3n4tIL8wVsuElEcdy4zOvsmZnNHSiZl7by61s5OIYPhKEYOV-yK81GTaZKL4F_QenVzvG8jE3ZvMx3-kOQB6Sjw54OnOIMc/s320/0,,20416939,00%5B1%5D.jpg)
Na hora de decidir entre dezenas de produtos que estão nas prateleiras a orientação é use uma escova pequena com cerdas macia, pasta de dente, de preferência com flúor e se quiser um enxaguatório bucal, vale o alerta. O produto não deve ser usado diariamente, mas com a recomendação do dentista, por exemplo, depois de uma cirurgia.
Ao escolher procure os produtos que não têm álcool. O álcool agride a mucosa e seu uso rotineiro vai produzir uma agressão, podendo levar a uma consequência mais séria.
Com relação ao fio dental existem aqueles específicos para quem usa aparelho, o convencional, a fita e o fio ultrafino. A indicação varia de acordo com a separação que existe entre os dentes e com o próprio conforto do paciente.
O ideal é não usar novamente a parte do fio que ficou contaminada em outro dente e usar uma parte limpa pra limpar a próxima região.