domingo, 17 de outubro de 2010

IMPLANTE DENTÁRIO

O Implante dentário é um pino de titânio que substitui a raíz de um dente perdido. Este pino serve de apoio para a prótese (dente) que será semelhante ao dente natural devolvendo estética e função mastigatória. Pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um.

A perda dos dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos. Portanto, é de fundamental importâcia a reposição do elemento dental perdido o mais rapido possível.

Vantagens:

-Estética.
-Devolve a função mastigatória.
-O implante é fixo.
-Não é necessario o desgaste de dentes sadios para sustentação como ocorre com próteses parciais fixas.
-Fácil higienização.
-Evita a perda óssea na região.

Contra-indicações:

-Quando o paciente apresenta problemas de saúde sistêmicos (Necessária avaliação individual).
-Quando não há osso suficiente para colocação e fixação do implante (Existe a possibilidade de realização de técnica de enxerto ósseo).

Cirurgia:

A cirurgia é realizada no próprio consultório odontológico sob anestesia local. É rápida e segura não causando stress ao paciente.
Após instalados os implantes de titânio é necessário aguardar um período de 3 a 6 meses para acontecer a aderência do implante ao osso, chamada de osseointegração.
Após esse período pode-se iniciar os procedimentos para a instalação das próteses (dentes) sobre os pinos.
OBS: Em casos específicos podemos realizar cirurgias com carga imediata. Neste caso a prótese é instalada no mesmo dia da cirurgia.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO!!

TEL: 2812-2666

domingo, 26 de setembro de 2010

SALVE SEU CORAÇÃO VISITANDO O DENTISTA!!

As doenças periodontais estão entre as doenças mais comuns do ser humano e está entre as mais importantes causas de desconforto e perda de dentes em adultos. Além disso, atualmente diversos estudos têm demonstrado uma associação positiva entre a doença periodontal e diversas desordens sistêmicas, tais como doenças cardiovasculares, diabetes e parto prematuro.
O papel do cirurgião-dentista na prevenção e diagnóstico precoce destas doenças é de fundamental importância. A maioria da população desconhece o que é doença periodontal e os sinais e sintomas são, na maioria das vezes, muito discretos, permitindo desta forma a progressão da doença com destruição dos tecidos de suporte dentário.

Existem estudos e casos de problemas cardiovasculares, com evidências de que podem ter seu risco aumentado devido a problemas periodontais. Os pesquisadores estão cada vez mais perto de definir a relação entre os organismos que causam doença periodontal e o desenvolvimento de doença cardíaca.

Infecções bucais podem também ser uma preocupação para pessoas com diabetes. Se você e portador de diabetes, deve saber que a doença pode causar problemas em seus olhos, nervos, rins e coração, assim como em outras partes do corpo, incluindo a boca (doença Periodontal). O diabetes pode abaixar sua resistência às infecções e pode retardar o processo de cura.

A placa bacteriana e a deficiência na higiene oral funcionam como agentes diretos para a instalação e propagação dos problemas periodontais, sendo a infecção o fator de risco que mais justifica o desencadeamento do parto prematuro. Alguns atletas já passaram por queda no rendimento físico devido a problemas na cavidade bucal como infecção na gengiva e dente.

Fique atento a dores, inchaço, vermelhidão e sangramentos na gengiva . Ao perceber esses sinais procure tratamento imediatamente!! Pratique uma boa higiene bucal , siga as instruções de seu médico a respeito de dieta e medicações e agende check-ups odontológicos regulares para manter um sorriso saudável.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO!!
TEL: 2812-2666

domingo, 12 de setembro de 2010

DENTES ESCUROS- SAIBA AS CAUSAS E COMO PODEM SER CLAREADOS!!

Por que os dentes podem ficar escuros?

Os dentes podem ficar escuros devido a várias causas. O dente pode escurecer devido à necrose da polpa dental decorrente de algum trauma ou da ação de produtos empregados para “fazer o canal” do dente.

Alguns alimentos podem contribuir para que os dentes fiquem escuros, como por exemplo refrigerantes, doces, café, chás e vinho tinto. Os dentes também podem nascer escuros se a mãe utilizar durante a gestação antibióticos ou outros medicamentos que prejudicam a formação dos dentes do feto.
O fumo e uso de antibióticos como a tetraciclina podem fazer com que os dentes fiquem escuros. Há também causas congênitas e hereditárias que contribuem para o dente escurecer.


É possível clarear os dentes escuros?
Sim!!! Hoje em dia há tratamentos eficazes para o clareamento de dentes escuros. Em nossa sociedade dentes brancos são símbolo da beleza e saúde, então é importante para muitas pessoas clarear os dentes escuros como forma de elevar a auto-estima e até facilitar o convívio social.

Porém, é fundamental que você faça o clareamento dos dentes escuros através da indicação, supervisão e orientação de um dentista, ao invés de tentar usar sozinho produtos para clarear dentes. O princípio ativo do gel clareador é danoso aos tecidos moles da boca podendo causar queimaduras, além de não ser indicado a qualquer pessoa.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO!!

TEL: 2812-2666

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Célula-tronco de dente de leite pode ajudar a recuperar a visão

Pesquisadores do Instituto Butantã desenvolveram uma técnica para recuperar a visão de pacientes com lesão na córnea utilizando células-tronco extraídas da polpa do dente de leite. Os testes em seres humanos devem começar no próximo mês, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“O tecido da córnea precisa ser constantemente renovado, pois as células se desgastam como as da pele”, explica a biomédica Babyla Monteiro, responsável pela pesquisa. Essa manutenção, diz ela, é feita por uma região do olho chamada limbo, que fica em volta da córnea. “Mas quando a região límbica é afetada por um trauma ou uma doença, a córnea perde a capacidade de regeneração e se torna opaca, comprometendo a visão.”

As células da polpa do dente são incorporadas ao tecido ocular do paciente e recobertas por uma espécie de membrana feita de material semelhante à placenta. Elas então se adaptam ao tecido ocular e passam a atuar como células límbicas, reconstruindo a córnea degradada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .


Tel: 2812-2666

domingo, 8 de agosto de 2010

FACETAS LAMINADAS



TRANSFORMAÇÃO DO SORRISO

O que é faceta ?A faceta é uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do cliente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.

Em que situação é recomendada?
A faceta laminada geralmente é recomenda da por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal; além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes malformados


É resistente?Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tomaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável.

Destaca-se facilmente?
Não, desde que se providencie boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentante com a superfície interna da faceta de porcelana).

A cor se mantém?
Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração.



Precisa de controles e manutenção periódicos?
Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.




Qual a durabilidade?
A durabilidade está associada a higiene e ao sucesso da colagem, tanto na superfície cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremamente resistente



AGENDE SUA AVALIAÇÃO!!!

TEL: 2812-2666

terça-feira, 8 de junho de 2010

APARELHOS ESTÉTICOS

Se voce esta pensando em usar um aparelho ortodôntico estético, aqui voce pode tirar suas dúvidas.
Como é o aparalho estético?
Neste tipo de aparelho os brackets são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes ficando bem mais discretos que os aparelhos metálicos.

Este aparelho serve para todos os casos?
Os brackets estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos e podem ser usados normalmente para tratar todos os problemas ortodônticos.

Ele é menos eficiente que o convencional?
Existem estudos cientificos que mostram que o atrito entre o bracket e o arco é maior no aparelho estético e isso pode interferir em alguns movimentos.

Todo bracket estético é de porcelana?
Não, outros materiais podem ser usados na fabricação deste tipo de bracket, como a Safira Laboratorial, o Policarbonato e o Policarbonato reforçado com cerâmica.

E qual a diferença entre esses materiais?
Policarbonato: É um tipo de resina plástica, é o material menos resistente dos três. Apresenta indices de descolamento e quebra maiores que a porcelana ou a safira.Mas, por outro lado, esses brackets são mais baratos oferecendo uma boa relação custo-benefício.
Cerâmica ou porcelana: É uma material bastante resistente e os brackets raramente se descolam ou quebram.
Estéticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca.
É também um material mais caro que o policarbonato.
Safira: Apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda.
São muito resistentes ao descolamento ou quebra.
Outra vantagem do material é apresentar um coeficiente de atrito mais baixo que a porcelana e o policarbonato aumentando a eficácia do aparelho e diminuindo o tempo de tratamento.

Os brackets podem ficar amarelados com o tempo?
Depende do material. A porcelana e a safira não sofrem alteração de cor durante o tratamento, ja os materiais plasticos (policarbonato e polioximetileno) podem ficar pigmentados dependendo da alimentação e habitos do paciente.

Os arcos tambem são da cor dos dentes?
Os arcos são fabricados com ligas metálicas e não possuem característica de transparencia como os materiais utilizados nos brackets.

E as borrachinhas?
As borrachinhas são transparentes mas ficam amareladas com bastante facilidade dependendo dos habitos alimentares e de higiene do paciente. Elas são trocadas a cada manutenção.


TEL: 2812-2666

sexta-feira, 21 de maio de 2010

TRATAMENTO ORTODÔNTICO NA ODONTOEFFE!!


AGORA VOCE PODE REALIZAR SEU TRATAMENTO ORTODÔNTICO NA ODONTOEFFE!!


A partir de junho de 2010 a Odontoeffe e o Dr. Ricardo R. Sarkis, Especialista em Ortodontia pela SPO, iniciam uma parceria onde o maior beneficiado é VOCE!!


Dúvidas frequentes:
O que é ortodontia?

É uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, distúrbios da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas o dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.



AGENDE SUA AVALIAÇÃO!!
TEL: 2812-2666

domingo, 11 de abril de 2010

LASER TERAPÊUTICO EM ODONTOLOGIA

Utilizado desde 1995 no Brasil, o laser terapêutico atua com sucesso e total segurança em diversos tratamentos odontológicos, como nevralgia do nervo trigêmeo, paralisia facial, parestesia (ausência ou redução da sensibilidade na língua, gengiva e/ou face), hipersensibilidade dentinária, prevenção de herpes labial e clareamento dental, entre outros.

Ele estimula a liberação de substâncias próprias do corpo e age de forma anti-inflamatória, analgésica e biomoduladora. Sem falar que promove resultados que podem ser notados logo após as primeiras sessões. No caso de uma afta, por exemplo, além de ocorrer a dessensibilização do local logo após a aplicação do laser, é dispensado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

Não há restrição de idade e nem contraindicação na aplicação de laser em gestantes e lactantes. No entanto, cada caso deve ser avaliado com prudência. O único cuidado que se deve ter na aplicação de laser é a utilização de óculos de proteção, tanto pelo dentista quanto pelo paciente, para prevenir qualquer dano ocular.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pesquisadores criam dente que libera remédios

Pesquisadores estão desenvolvendo um dente que libera automaticamente medicamentos especialmente para pacientes que necessitam de doses periódicas, de acordo com a edição do jornal britânico The Daily Mail. O artefato, conhecido como Intellidrug, é pequeno o suficiente para ser inserido dentro de dois molares artificiais no fundo da arcada dentária.
Segundo a reportagem, o dente artificial poderia ser eficaz especialmente para pessoas que sofrem de Mal de Alzheimer, e que costumam se esquecer de tomar seu medicamento, pessoas que necessitam de remédios para controlar a pressão ou pacientes com dificuldade para engolir comprimidos.
Segundo Thomas Velten, do Fraunhofer Institute for Biomedical Technology, na Alemanha, citado no Daily Mail, "é importante para alguns males que exista um nível constante de medicamento no sangue. Com este sistema, nós podemos regular o momento em que a dose é ministrada, mesmo que o paciente esteja dormindo".
Quinze instituições de pesquisa colaboram no desenvolvimento do Intellidrug.O artefato é mantido na boca com clipes e adesivo dental, e contém um reservatório onde a droga é mantida em pastilha.
Quando a saliva passa pelo dente falso, a droga se dissolve e é empurrada por uma válvula para a outra extremidade, entrando na boca e sendo absorvida pelo organismo, explica a reportagem.
Dois sensores eletrônicos detectam a quantidade de medicamento que está sendo liberada na boca e o quanto ainda resta no Intellidrug, que contém ainda uma minúscula pilha.O reservatório provavelmente vai precisar ser recarregado novamente em duas semanas, mas isso poderá variar de paciente para paciente, segundo o Daily Mail.
O Intellidrug já foi testado com sucesso em porcos. Os testes em seres humanos devem começa no segundo semestre e o artefato pode ser lançado no mercado em 2010, afirma o jornal.

Fonte: UOL

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A FALTA DE DENTES PODE CAUSAR DORES

A falta de dentes e maloclusões (encaixe errado dos dentes)são fatores de risco para a disfunção da ATM (articulação têmporo-mandibular). Essa articulação é responsável por todas as funções que necessitam de abertura da boca, e abrange ligamentos, músculos da mastigação, ossos do maxilar e da mandíbula, dentes e outras estruturas.

Se esse conjunto não funcionar adequadamente, podem ocorrer sensação de pressão na região dos ouvidos ou queixo, dores de cabeça, dificuldade em abrir a boca ou ao mastigar alimentos, cansaço na face ao acordar e estalos ao abrir a boca.

Além do problema dentário, outros hábitos comuns estão relacionados à disfunção, como apertar os dentes ou rangê-los (bruxismo), morder objetos, roer unhas, ficar com postura incorreta da cabeça (para a frente). Estados depressivos também podem predispor ao problema. A perda de um só dente também pode provocar uma alteração nas articulações da mandíbula. Nesses casos, é fundamental que haja a reposição dentária para que a mordida seja feita de forma correta, sem prejuízo da articulação.

Por ser um problema multifatorial, o tratamento dos distúrbios da ATM, especialmente os casos crônicos, envolve atuação conjunta de dentista, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e de psicólogo.