sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cárie

O que é a cárie?

A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.


O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes. Ela é cariogênica quando bactérias capazes de causar a doença cárie estão presentes na sua composição.


Meus dentes podem ser pouco resistentes à cárie?

Existem algumas doenças que podem alterar a composição dos dentes, levando à má-formação dentária. Além disso, todos os dentes são mais susceptíveis à cárie quando erupcionam, pois ainda não estão com a calcificação completa. Isso só será um problema se houver acúmulo da placa bacteriana cariogênica sobre os dentes, pois esta permitirá que a lesão se inicie. Indivíduos com deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades na limpeza dos dentes devem ser supervisionados durante a escovação. Portanto, independentemente de os dentes serem mais ou menos resistentes, o importante é que a limpeza dos dentes seja realizada de maneira adequada.


Quais são os alimentos mais cariogênicos? Há alimentos que protegem contra a cárie?

Os alimentos mais cariogênicos são os que apresentam açúcar na sua composição,
esses alimentos podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto às principais refeições, seguindo-se a escovação. A freqüência com que se come o açúcar é muito importante, portanto, após ingeri-lo, é preciso escovar os dentes. A ingestão de farináceos e salgadinhos, principalmente entre as refeições, é um hábito considerado pouco saudável, quando se pensa em prevenção da doença e, portanto, deve ser evitado. Por outro lado, existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização do dente.



O mel ou o açúcar mascavo podem substituir o açúcar sem danos aos dentes?

Esses alimentos são ricos em açúcares facilmente transformados em ácidos pelas bactérias cariogênicas. O hábito de adoçar alimentos ou lambuzar a chupeta com mel pode provocar lesões de cárie, portanto, deve ser evitado.


Tratamento

A cárie precisa ser diagnosticada e tratada, para isso o cirurgião dentista remove o tecido cariado e preenche a cavidade (o pequeno “buraco”) com um material restaurador, eliminando a doença. O dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo!!


Como posso combater ou prevenir essa doença?

Controlando os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões de cárie. Dentre esses fatores, podem ser citados: evitar a ingestão de alimentos açucarados – caso não seja possível, você deve ingeri-los junto às principais refeições – e limpar os dentes de maneira adequada, utilizando escova, fio dental e pasta de dente com flúor. O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie.

Visite seu dentista regularmente, o recomendável é visitá-lo a cada seis meses.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Clareamento Dental- Dúvidas frequentes


O que é Clareamento dental?

Os dentes podem ficar escurecidos por uma série de fatores como uso prolongado de antibióticos, fumo, tratamento de canal, fluorose e consumo de café, vinho tinto, coca-cola ou chocolate ou mesmo pela idade. O clareamento dental é um procedimento que restaurará a cor branca dos dentes escurecidos.


Qual é a importância de ter dentes brancos?

Em nossa sociedade, dentes brancos são um dos símbolos da beleza estética. Muitas vezes pessoas com dentes escurecidos perdem a auto-estima e até podem ficar com vergonha de sorrir.


Qualquer pessoa pode ter os dentes clareados?

Sim, porém é necessária uma avaliação feita pelo cirurgião dentista. No caso de restaurações extensas ou tratamentos de canal nos dentes anteriores, será indicado o melhor método de clareamento. Em caso de dentes íntegros, não ha contra-indicação.

OBS: Não é indicado para menores de 15 anos de idade, gestantes e lactantes.


Como age o clareamento dental?

O clareamento dental age através de moléculas dos géis ou produtos oxidantes que penetram no esmalte e dentina. Isso libera oxigênio, o qual quebra moléculas de pigmentos causadores das manchas nos dentes.


O clareamento dental pode ser feito em casa?

O clareamento dental pode ser feito no consultório do dentista ou em casa com um gel oxidante fraco. Porém, mesmo sendo feito em casa, o clareamento dental deve ter a orientação e monitoramento de um profissional. Cuidado!!!


O clareamento dental pode causar riscos à saúde?

Caso seja feito por um profissional qualificado, o clareamento dental não apresenta riscos nem causa danos à gengiva. O clareamento dental também não afeta a estrutura dental.


O dente clareado poderia escurecer de novo?

Sim, mas nunca ficará tão escuro quanto antes. Depois de 1 ou 2 anos pode ser necessário uma manutenção.